domingo, 16 de maio de 2010

MYSPACE E YOUTUBE EM PROL DA EDUCAÇÃO

Sabe-se que a Internet 2.0 oferece um riquíssimo acervo de ferramentas que possibilitam a ampliação do conhecimento e de muitas aprendizagens. Duas dessas ferramentas são o Myspace e o YouTube.
O MySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário.Possui um funcionamento interior de e-mail, fóruns e grupos.
O MySpace funciona dessa maneira:
*Você se registra no MySpace e cria um perfil;
*Depois, você convida seus amigos para se registrarem no MySpace e procura por aqueles que já são membros. Estas pessoas formam a parte inicial do seu "Espaço de amigos";
*Todas as pessoas que estiverem no seu "Espaço de amigos" tornam-se parte da sua rede. Agora você está conectado a mais pessoas do que há alguns minutos antes.
Para explorar sua "Rede Ampla", você poderá ir ao perfil de um de seus amigos, ver quem está no "Espaço de amigos" dele, clicar em uma fotografia para visitar o perfil de uma dessas pessoas, ver quem está no "Espaço de amigos" dessa pessoa e assim por diante. Você pode pedir para adicionar qualquer pessoa ao seu "Espaço de amigos" e, se seu convite for aceito, poderá enviar e-mails, mensagens instantâneas, links de uma banda que você descobriu no MySpace Music e qualquer outra coisa que queira compartilhar.
Os usuários podem adicionar músicas, vídeos, gráficos, fontes novas enfim uma infinidade de opções diferentes a seus perfis. Todos podem acessar os perfis, mesmo que não tenham se registrado e não precisam ser filiados a nenhuma entidade para acessar o site.
Eis mais uma ferramenta para pessoas publicarem suas poesias online ou fazerem anúncios, e ainda é um meio para bandas sem contrato usarem o site para divulgar suas músicas e reunir fãs.
Como podemos perceber o Myspace é um ponto de cultura popular riquíssimo, tornando-se dessa forma uma ferramenta muito atrativa no meio educacional entre nossos jovens, além de proporcionar uma interação importante, ponto de partida fundamental para uma aprendizagem de qualidade.
Considera-se o youTube, outra ferramenta da web 2.0 indispensável em nossos dias, visto que através dela, os usuários podem mostrar e compartilhar vídeos que divulgam lugares interessantes, fatos importantes da sociedade,como política,educação ambiental,religião e uma gama de conteúdos infinitos.Apresenta ainda, debates, shows, vídeos de instrução .
O YouTube utiliza o formato adobe flash para disponibilizar o conteúdo.O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogse sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

2 comentários:

  1. Artenísia!
    parabéns por ter chagado até aqui. O pontap~e inicial foi dado. Agora é aproveitar a ferramenta. BJ!

    ResponderExcluir
  2. stou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir